Agendada para esta sexta-feira (25), a liberação do último trecho duplicado da BR-386, em Estrela, está sem prazo para ocorrer. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o motivo do adiamento é a greve dos caminhoneiros.
O material aguardado para concluir a duplicação no trecho de 2,6 quilômetros ainda não chegou. Falta ainda terminar de aplicar a última camada de asfalto, concluir o serviço de drenagem e finalizar a construção das barreiras de concreto. Os insumos para realizar a sinalização também são aguardados.
Segundo o Dnit, depois que todos os equipamentos chegarem, ainda serão necessários cinco dias de serviço.
A liberação do tráfego contaria com a presença do ministro dos Transportes, Valter Casimiro. Porém, devido à greve dos caminhoneiros, a solenidade foi desmarcada.
A duplicação de 34 quilômetros entre Fazenda Vilanova e Tabaí começou em novembro de 2010 e deveria ter sido finalizada no fim de 2013. Contratada originalmente por R$ 147,4 milhões, a obra ficou 41,72% mais cara nesse período, o equivalente a um custo adicional de R$ 61,5 milhões.
Entre fevereiro e março de 2014 foram liberados os primeiros 23,4 quilômetros da duplicação. Em 20 de dezembro do ano passado, o Dnit liberou outros sete quilômetros de pista nova aos veículos.