Uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas em um acidente no início da noite de domingo (14), no Km 673, da BR-290, em Uruguaiana. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a empresária e agrônoma Maria do Carmo Ribeiro Tellechea, 57 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Os outros dois feridos, o agropecuarista Pedro Chaves Barcellos, 58 anos, e o filho do casal, Pedro Tellechea Chaves Barcellos, de 21, foram socorridos pelo Samu e encaminhados ao Hospital Santa Casa de Uruguaiana.
Leia mais:
Agricultor de bicicleta morre ao ser atingido por caminhão
Ônibus de grupo musical cai de ponte e uma pessoa morre
Ponte do Guaíba e BR-116 são prioridade, diz ministro
Ainda segundo a PRF, o motorista teria perdido o controle do veículo, uma caminhonete Toyota Hilux, e capotado após ter atropelado uma capivara. O acidente ocorreu por volta das 19h30min. De acordo com amigos do casal, eles viajavam com frequência para Uruguaiana para cuidar das fazendas da família.
Empresária foi uma das fundadoras da Agência Matriz
Formada em Agronomia pela UFRGS em 1982, Maria do Carmo atuou durante muitos anos na área da publicidade e propaganda. Trabalhou como engenheira agrônoma nas empresas Fertisul S.A., Adubos Ipiranga e Ipiranga Serrana. Em 1987, assumiu a Gerência de Marketing da Adubos Ipiranga, posteriormente na Ipiranga Serrana.
Em 1988 realizou curso de pós-graduação em Marketing na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). No ano seguinte, Maria do Carmo ingressou no ramo publicitário.
A empresária foi uma das fundadoras da agência de publicidade Matriz, nos anos 2000, onde permaneceu por mais de uma década.
– Ela foi muito importante para nós, uma planejadora muito eficiente, uma profissional de qualidade, que nos deixou um legado muito importante no que diz respeito ao trabalho, à ética e ao respeito ao ser humano – afirma o sócio-diretor da empresa, Alberto Freitas.
Antes de fundar a agência, Maria do Carmo trabalhou na MPM Propaganda e também no Grupo RBS, onde assumiu o cargo de gerente executiva de marketing do jornal Zero Hora no final dos anos 1990. Em 1997 assumiu a Área de Planejamento da Ammirati Puris Lintas, desligando-se em junho de 1998, quando passou a trabalhar na SLM Standard, na área de planejamento. Após anos atuando na área, a engenheira agrônoma optou por dedicar seu tempo ao filho, que tem limitações motoras.
Maria do Carmo é lembrada por amigos e familiares pela dedicação ao filho. Segundo o ortodontista Luiz Torelli, primo de Pedro Chaves Barcellos, a atenção e carinho que ela dedicava à família servia como inspiração para todos que conviviam com ela:
– Ela estava sempre botando todo mundo para cima. Deu o exemplo para vários pais e mães. Ela dedicou a vida a cuidar do filho. Era uma pessoa fantástica. Não tinha quem não gostasse dela – contou.
O engenheiro agrônomo e produtor rural Reynaldo Salvador, 58 anos, gestor comercial da Cabanha Cia Azul de Uruguaiana, ex-colega de Maria do Carmo na UFRGS, afirmou que a empresária pertencia a uma geração que "revolucionou o agronegócio no Brasil".
– A grande marca que ela deixou foi uma visão moderna em relação ao agronegócio. Um entendimento de que o setor é muito importante no desenvolvimento da economia no país, gerando empregos.
Maria do Carmo era uma "profissional exemplar" e demostrava sua competência desde os tempos de universidade, quando era uma das alunas mais inteligentes e dedicadas de sua turma, conforme Salvador:
– Ela era uma excelente estudante. Uma das primeiras alunas da classe. A Maria do Carmo era um exemplo para todos nós e primava pela excelência.
O engenheiro agrônomo disse que a empresária e amiga tinha investimentos na área de gados – Angus e Brangus –, cavalo crioulo e na produção de arroz.
– A Maria do Carmo era uma pessoa muito ligada à família e muito respeitada por familiares e amigos. Ela deixou uma grande responsabilidade para nós, que teremos que dar continuidade ao legado construído por ela, que sempre buscava a excelência – finalizou o ex-colega e amigo da agrônoma.
O marido e o filho de Maria do Carmo seguem internados em estado estável no Hospital Santa Casa de Uruguaiana. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, os dois serão encaminhados, por meio de avião, para uma instituição de saúde em Porto Alegre na noite desta segunda-feira. No local, o filho do casal, que sofreu fraturas nas costelas e fêmur, vai passar por cirurgia.