O Tribunal Regional Federal da 4ª Região determinou o fechamento da Rua Sete de Setembro, em Santa Maria. O motivo é um acordo firmado entre a prefeitura e o Dnit há onze anos.
Em 2004, ainda na gestão do ex-prefeito Valdeci Oliveira, a prefeitura e o Dnit firmaram um contrato para construir uma via que fosse alternativa à rua Sete de Setembro, onde há cruzamento de trens e de demais veículos, o que era considerado inseguro. Por isso, em 2010, foi construído o Viaduto da Gare, por onde passa a avenida dos Ferroviários, para ser a melhor alternativa entre o centro da cidade e a região norte. Depois da construção, a Sete de Setembro deveria ser fechada.
Desde essa data até hoje, o município não bloqueou a rua e, por isso, foi incluído no Cadastro de Inadimplência - e acabou ficando impedido de receber recursos federais. A prefeitura, então, ingressou na Justiça para que fosse retirada do cadastro, ação que prosseguiu em primeira e segunda instâncias até a última decisão. Não cabe mais recursos e, portanto, a prefeitura deve fechar a rua imediatamente, sob pena de bloqueio das contas do Executivo. Conforme a decisão judicial, a prefeitura tem até 10 de novembro para cumprir a determinação.
O prefeito Cezar Schirmer afirma que vai buscar uma solução alternativa junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres e ao Ministério dos Transportes. Ele afirma que vai insistir na proposta de instalação de cancelas eletrônicas, que alternem a passagem de trens e de outros veícul. Se a rua Sete de Setembro for de fato fechada, haverá impacto sobre o comércio local e sobre os itinerários de ônibus.