Políticos de Santa Maria estão nesta terça-feira (17) em Brasília para tentar buscar uma alternativa ao fechamento da rua Sete de Setembro, onde há cruzamento entre trens e demais veículos, em Santa Maria. Estão na cidade o prefeito Cezar Schirmer e os deputados Valdeci Oliveira (estadual) e Paulo Pimenta (federal).
Os deputados e o prefeito vão se reunir durante a tarde com a Agência Nacional de Transportes Terrestres. Eles tentarão convencer a ANTT a aceitar a colocação de uma cancela eletrônica no local, que alterna a passagem de trens e de demais veículos, como alternativa para evitar o trancamento da rua. De qualquer forma, a prefeitura adianta que não vai fechar a rua Sete de Setembro.
A decisão sobre o fechamento é do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. A polêmica foi gerada devido ao convênio, assinado pelo então prefeito Valdeci, em 2004, com o Dnit, prevendo o repasse de R$ 4 milhões da União para construir o Viaduto da Gare. O viaduto, por onde passa a avenida dos Ferroviários, foi construído para ser a melhor alternativa entre o centro da cidade e a região norte. Na época, Valdeci se comprometeu que, quando a obra ficasse pronta, o que aconteceu em 2010, a Rua Sete seria bloqueada.