Embora os automóveis sejam a imensa maioria nas ruas e avenidas de Porto Alegre, as maiores vítimas do trânsito são os pedestres e os motociclistas. Mais vulneráveis, eles representam 80% das mortes no trânsito nos seis primeiros meses de 2014. Segundo dados da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), de janeiro até agora 61 pessoas morrerem no trânsito da Capital. Desse total, 50 estavam a pé ou de moto.
Com uma média de 10 mortes por mês, Porto Alegre está atrás de outras capitais como Curitiba, onde a média de mortes a cada 30 dias chega a 18. Mesmo assim, os números colocam a EPTC em estado de atenção, principalmente no que diz respeito aos motociclistas.
"Nos últimos anos conseguimos reduzir o número de acidentes, mas o número de mortes aumentou. Isso mostra que os acidentes são mais graves e a principal causa é o excesso de velocidade", avalia o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.
Em 2014, Porto Alegre já ultrapassou o número de mortes registrado no mesmo período do ano passado. Em 2013, até junho, foram 56 mortes.
Motociclistas são as maiores vítimas
As motos representam cerca de 11% a frota de veículos nas ruas de Porto Alegre e, mesmo assim, os motociclistas são a maior parcela de mortos no trânsito, 45% do total. Neste ano, 28 morreram.
O Coordenador de Educação para o Trânsito da EPTC, Juranês Castro, revela que as principais causas das mortes de motociclistas em Porto Alegre são o excesso de velocidade e uso de substâncias psicoativas.
"Isso é uma característica de Porto Alegre. E não estou falando necessariamente do uso de drogas. Até medicamentos controlados podem causar descontrole do veículo".
Dentre os motociclistas, as maiores vítimas são os que usam a moto para deslocamento. Embora representem a maior parcela dos acidentes com ferimentos, os motofretistas, que usam a moto para trabalho, são a menor parte dos mortos.
Na tarde desta sexta-feira (25) equipes de trânsito da EPTC estiveram nas ruas pra uma ação educativa. Durante duas horas os agentes distribuíram folhetos e deram dicas de segurança. A ação é alusiva ao dia do motociclista, comemorado nesta sexta.