Os norte-americanos David Baker e John Jumper e o britânico Demis Hassabis ganharam esta quarta-feira (9) o Prêmio Nobel da Química. A honraria é oferecida pelo seu trabalho capaz de prever a estrutura das proteínas através da inteligência artificial (IA).
Baker recebeu metade do prêmio por seu trabalho no “projeto computacional de proteínas”. Já Hassabis e Jumper dividiram a outra metade pela “previsão de estruturas de proteínas”, anunciou a Academia Real das Ciências da Suécia.
Demis Hassabis e John M. Jumper atua no Google DeepMind, empresa britânica focada em soluções que usam a IA, comprada pelo Google em 2014. David Baker pesquisa na Universidade de Washington (EUA).
Os cientistas dividirão o prêmio que totaliza 11 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 5,8 milhões).
Entenda a área pesquisada pelo trio
A dupla de cientistas que atua no Reino Unido usou a inteligência artificial para resolver um problema de mais de cinco décadas da bioquímica: antecipar como são as estruturas complexas de proteínas e aminoácidos.
Eles desenvolveram o bem-sucedido programa computacional AlphaFold 2 e os avanços científicos desses estudos tornaram possível prever a estrutura de mais de 200 milhões de proteínas conhecidas.
Baker, por sua vez, foi capaz de desenvolver um modelo para criar proteínas inteiramente novas - em alguns casos, com funções totalmente novas também. No fim dos anos 1990, ele começou a desenvolver o software Rosetta, cuja publicação dos resultados ocorreu em 2003. Ele também liberou o código do programa para a comunidade científica.
O júri destacou que as descobertas dos vencedores deste ano "oferecem um enorme potencial". Em 2023, os três receberam o prêmio Fronteiras do Conhecimento em Biomedicina da Fundação BBVA por seus trabalhos nesse tema.
Em 2023 destaque foi para pesquisas de nanopartículas
Prêmio é entregue desde 1901, seguindo as diretrizes deixadas no testamento do inventor sueco Alfred Nobel.
Em 2023, o Nobel de Química também foi oferecido a um trio de pesquisadores. Foram laureados o francês Moungi Bawendi, o americano Louis Brus e o russo Alexei Ekimov. Os pesquisadores receberam a referência da Real Academia Sueca de Ciências por suas pesquisas sobre as nanopartículas.
Calendário de anúncios
A atribuição destes prestigiados títulos ocorre ao longo da semana. Na segunda-feira (7), foram divulgados os nomes dos vencedores do Nobel de Medicina. Na terça-feira (8) do de Física. Literatura sai na quinta-feira (10), e da Paz, na sexta-feira (11). O prêmio de Economia, criado mais recentemente, encerra a série na próxima segunda-feira (14).