John Hopfield e Geoffrey Hinton foram anunciados como os ganhadores do Nobel 2024 em Física. O anúncio foi feito pela Academia Real das Ciências da Suécia nesta terça-feira (8).
Hopfield é norte-americano e Hinton, britânico.
A premiação se deve às "descobertas e invenções fundamentais que permitem o aprendizado de máquina com redes neurais artificiais".
“Os dois vencedores do Prêmio Nobel de Física deste ano usaram ferramentas da física para desenvolver métodos que são a base dos poderosos sistemas de aprendizado de máquina atuais”, afirmou o júri em comunicado.
Eles dividirão o prêmio que totaliza 11 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 5,8 milhões).
As pesquisas dos premiados
Hopfeld, da Universidade Princeton (EUA), criou um tipo de memória associativa que pode armazenar e reconstruir imagens e outros tipos de padrões em dados. Essa tecnologia é capaz de identificar a imagem mais similar à original, ainda que esteja um pouco diferente ou distorcida, por exemplo.
Já Hinton, da Universidade de Toronto (Canadá), inventou um método que pode, de maneira autônoma, identificar propriedades nos dados e, assim, realizar tarefas, como identificar elementos específicos em imagens.
Os cientistas desenvolvem pesquisas nessa área desde os anos 1980. Como os computadores não podem pensar, a ideia foi replicar funções desempenhadas pelo cérebro humano, como a memória e o aprendizado.
"Na Física, usamos redes neurais artificiais em uma vasta gama de áreas, como o desenvolvimento de novos materiais com propriedades específicas", afirma Ellen Moons, Presidente do Comitê Nobel de Física.
Em 2023, trio levou o Nobel de Física
O prêmio de Física é entregue desde 1901, seguindo as diretrizes deixadas postumamente no testamento do químico e inventor sueco Alfred Nobel (1833-1896).
Em 2023, os pesquisadores Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L’Huillier foram agraciados com a premiação. O trio realizou experimentos que deram à humanidade novas ferramentas para explorar o mundo dos elétrons dentro dos átomos e moléculas.
Calendário de anúncios
A atribuição destes prestigiados títulos continuará ao longo da semana. O de Química na quarta-feira (9), Literatura na quinta-feira (10), e da Paz, na sexta-feira (11). O prêmio de Economia, criado mais recentemente, encerra a série na próxima segunda-feira (14). Na segunda-feira (7), foram divulgados os nomes dos vencedores do Nobel de Medicina.