Precisamente às 22h55min do dia 2, a Lua Nova marca o início do ciclo lunar de setembro (veja completo ao fim desta matéria). O mês será marcado por dois fenômenos astronômicos: um eclipse parcial – considerado raro –, previsto para o dia 18; e a Lua da Colheita, segunda superlua do ano, que deve ocorrer entre os dias 17 e 18.
A Lua possui quatro fases: cheia, crescente, minguante e nova, que são determinadas a partir da sua posição com relação ao Sol e a Terra. Elas indicam o nível de visibilidade do satélite natural em nosso planeta, de acordo com a luz que ele reflete do Sol – apesar de chamar atenção pelo brilho, a Lua não possui luz própria.
— A Lua tem três movimentos principais: a rotação em torno de seu próprio eixo; a revolução em torno da Terra e translação em torno do Sol junto com a Terra. As fases ocorrem pelo fato da Lua ser iluminada pelo Sol, enquanto realiza seu movimento em torno da Terra. Isso faz com que a parte iluminada da Lua varie — explicou a professora Daniela Borges Pavani, do Departamento de Astronomia do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Na agenda de setembro está prevista a segunda superlua de 2024 – a primeira ocorreu em 19 de agosto. Conhecida como Lua da Colheita, ela deve coincidir com um eclipse lunar parcial, evento raro em que a apenas uma parte do satélite fica encoberta pela sombra da Terra.
— Durante este tipo de eclipse, uma porção da Lua parece escurecida enquanto o restante permanece iluminado. Apenas uma porção da Lua passa pela umbra, resultando em uma "mordida" escura visível na superfície lunar — explica o professor Carlos Fernando Jung, um dos coordenadores do Observatório Heller & Jung, em Taquara.
Superlua refere-se ao perigeu, ponto em que a Lua está mais próxima da Terra. Com isso, seu brilho é mais intenso e seu tamanho angular tende a aumentar quando visto da Terra, explicou Claudio Bevilacqua, físico do Observatório Astronômico da UFRGS.
Fases da Lua em setembro
- 02/09 às 22h55min: Lua Nova
- 11/09 às 3h05min: Lua Quarto Crescente
- 17/09 às 23h34min: Lua Cheia (Superlua, eclipse parcial)
- 24/09 às 15h50min: Lua Quarto Minguante
Calendário das Superluas de 2024
- 19 de agosto: Superlua Azul
- 18 de setembro: Lua da Colheita (com eclipse lunar parcial)
- 17 de outubro: Lua do Caçador
- 15 de novembro: Lua do Castor
*Produção: Lucas de Oliveira e Murilo Rodrigues