Responsável por diversos eventos astronômicos que causam encanto quando vistos no céu, como os eclipses, por exemplo, a Lua é o único satélite natural da Terra – ou seja, que orbita nosso planeta. O astro possui quatro fases, em que cada uma determina seu nível de visibilidade na Terra: minguante, nova, crescente e cheia.
As fases da Lua, cada uma com suas especificidades, são consequência da interação gravitacional entre o satélite, o Sol e a Terra. Apesar de iluminar o céu do nosso planeta durante a noite, a Lua não possui luz própria, ela apenas reflete a iluminação solar.
Professora do Departamento de Astronomia do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Daniela Borges Pavani explica que as fases correspondem ao quanto da superfície da Lua pode ser visto na Terra.
— A Lua tem três movimentos principais: a rotação em torno de seu próprio eixo; a revolução em torno da Terra e translação em torno do Sol junto com a Terra. As fases ocorrem pelo fato da Lua ser iluminada pelo Sol, enquanto realiza seu movimento em torno da Terra. Isso faz com que a parte iluminada da Lua varie — diz.
Esta interação gravitacional também repercute em efeitos nos diferentes oceanos da Terra. Momentos de maré alta ou baixa no mar teriam ligação com os movimentos da Lua, conforme estudos que ainda buscam compreender toda sua influência sobre o mar.
As fases da Lua também estão presentes em culturas de diferentes povos, atreladas inclusive ao plantio e a agricultura.
As fases e suas especificidades
Minguante
Nesta fase a Lua apresenta um formato similar aos das letras D e C, que varia de acordo com sua posição, quando observada do Hemisfério Sul da Terra. Em Porto Alegre, caracteriza-se por nascer próximo à meia-noite e se pôr ao meio-dia. A luz solar incide sobre seu lado leste.
Crescente
Com a luz do sol iluminando a metade oeste, lembra a letra C quando observada do Hemisfério Sul, enquanto no Hemisfério Norte é parecida com a letra D. Nasce ao meio-dia e costuma se pôr à meia-noite em Porto Alegre.
Nova
Este é o momento em que a Lua está na mesma direção do Sol com relação à posição da Terra. Ou seja, o satélite está no céu durante o dia e, por isso, não pode ser visto do nosso planeta (motivo também pelo qual não há foto). Nasce por volta das 6h e se põe às 18h em Porto Alegre.
Cheia
Esta é a fase mais luminosa da Lua, em que ela é mais visível na Terra. O satélite está na direção oposta do Sol, por isso reflete a luz em toda sua superfície. Costuma nascer próximo das 18h e se por às 6h em Porto Alegre.
Fases da Lua de julho
- 05/07 às 19h57: Lua Nova
- 13/07 às 19h48: Lua Quarto Crescente
- 21/07 às 21h17: Lua Cheia
- 27/07 às 17h51: Lua Quarto Minguante
Fases da Lua de agosto
- 04/08 às 08h13: Lua Nova
- 12/08 às 12h18: Lua Quarto Crescente
- 19/08 às 15h25: Lua Cheia (Lua Azul)
- 26/08 às 06h26: Lua Quarto Minguante
Produção: Lucas de Oliveira