O Google anunciou nesta quarta-feira (3), em um post no blog do Workspace, o lançamento de um selo de verificação azul que poderá ser utilizado no Gmail por empresas. O recurso tem como objetivo ajudar os usuários a identificar os negócios e a evitar que acessem e-mails com spam e conteúdos fraudulentos de criminosos que se passam pelas marcas.
Diferentemente do que ocorre no Twitter, em que usuários comuns podem ter acesso ao selo azul, mediante pagamento, no Gmail, somente as empresas que tiverem registrada sua marca — no Brasil, o setor responsável é o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) — poderão disfrutar do recurso. Além disso, os negócios precisam configurar, na plataforma, o Indicadores de Marca Para Identificação de Mensagens (Bimi, na sigla em inglês).
Conforme imagem divulgada pelo Google, o ícone azul será exibido ao lado do nome da empresa remetente. Além disso, quando o usuário passar o mouse no selo, será exibida a seguinte mensagem: "o remetente desse e-mail verificou que é proprietário do domínio e do logo da imagem de perfil".
O processo de solicitação do selo pelas empresas iniciou nesta quarta-feira. No caso das marcas aprovadas, o ícone ficará disponível e visível para os usuários em até três dias.
Como configurar o Bimi
O Bimi foi lançado em 2021 pelo Google para que as empresas pudessem utilizar a logo oficial da marca como foto de perfil no Gmail. No entanto, para isso, o negócio precisa comprovar a propriedade da marca, a posse do domínio e utilizar, na plataforma, a autenticação forte.
As empresas que já adotaram o Bimi receberão automaticamente o selo azul. No entanto, para quem ainda não tem essa certificação, é necessário seguir as seguintes etapas:
- Registre o logotipo de sua marca como uma marca registrada
- Identifique seu host de domínio, que é um serviço de internet que gerencia o nome do domínio. Ele utiliza registros DNS para conectar o nome de domínio a um e-mail, sites e outros serviços da web
- Consulte as informações de login do provedor de domínio
- Para configurar o Bimi no seu domínio, adicione um registro (formato TXT) de texto DNS no console de gerenciamento do provedor de domínio
- Como o Bimi exige que as mensagens sejam autenticadas pelo DMARC, a opção de política (p) precisar estar definida como quarantine ou reject e a opção de percentual (pct) precisar estar definida como 100
- Depois de configurar o recurso, será possível criar e fazer o upload do arquivo do logotipo da marca e inserir no Gmail