O Twitter anunciou que começará neste sábado (1º) a eliminar o selo azul gratuito de verificação dos usuários. Desde o início da rede, a marca era distribuída para perfis relevantes e notáveis em diversas categorias, como política, música e esportes.
Segundo o portal G1, a medida, divulgada desde o último dia 23, define que depois da mudança só terão o selo azul os usuários que assinarem o chamado Twitter Blue, um plano pago da rede que custa R$ 42 por mês.
Além das contas que pagarem o Twitter Blue, também continuarão verificados, mas com um selo cinza, os perfis de membros de governo e de organizações governamentais ou multilaterais. O perfil do presidente Lula é um exemplo:
Empresas e organizações não-governamentais receberão um selo amarelo. Nestes casos, o símbolo de "verificado" conterá o logo da organização, e os perfis afiliados também serão mencionados na conta da empresa no Twitter.
A mudança no sistema de verificação da rede sempre foi um desejo de seu novo proprietário, o bilionário Elon Musk.
"O atual sistema de senhores e camponeses do Twitter para quem tem ou não uma marca de verificação azul é uma m****", já havia escrito Musk em sua conta na rede social.