Agora é contagem regressiva. Após diversos adiamentos, o telescópio espacial James Webb está com data marcada para ir ao espaço. A Nasa anunciou na tarde desta sexta-feira (24) que o lançamento previsto para o sábado (25), dia de Natal, está confirmado, de acordo com a previsão do tempo mais recente.
James Webb será lançado em Kourou, na Guiana Francesa, entre as 9h20min e as 9h52min, no horário de Brasília (veja abaixo como acompanhar). O lançamento será feito no foguete Ariane 5, que não terá tripulantes.
De acordo com a Nasa, na quinta-feira (23), o telescópio chegou na sua localização final na Terra: o complexo de lançamento Arianespace ELA-3. O Ariane 5 encabeçado pelo telescópio espacial partiu do prédio de montagem final da Arianespace por volta das 11h, (13h, pelo horário de Brasília), chegando ao destino cerca de duas horas depois. Com Webb e o foguete na plataforma, testes estão sendo feitos para garantir que o lançamento aconteça perfeitamente.
A missão é uma parceria internacional da Nasa, com a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Canadense (CSA). Agora, caso o lançamento aconteça com sucesso, o novo observatório chegará em duas semanas ao local onde ficará orbitando o Sol, a 1,5 milhão de quilômetros da Terra.
O lançamento do James Webb é uma das missões mais complexas da história da Nasa. O JWST (James Webb Space Telescope), como também é chamado, é um grande telescópio infravermelho com um espelho composto por 18 segmentos hexagonais e diâmetro de 6,5 metros, três vezes o do Hubble, o seu telescópio antecessor lançado em 1990.
Segundo a agência espacial norte-americana, Webb "resolverá mistérios no sistema solar, olhará além para mundos distantes ao redor de outras estrelas e investigará as misteriosas estruturas e origens de nosso universo". " Como chegamos aqui?" Nós estamos sozinhos no universo?" "Como funciona o universo?" são algumas perguntas que Hubbe já investigava e que JWST dará sequência à procura das respostas.
O telescópio consegue detectar comprimentos de onda infravermelho da galáxia e a luz visível de objetos a longa e, por isso, conseguirá observar fenômenos que o Hubble não conseguia. Assim, com ele, poderemos ver fenômenos nunca antes vistos por qualquer outro observatório.
De acordo com a Nasa, ele será como uma máquina do tempo, pois irá estudar todas as fases da história cósmica - de dentro do nosso sistema solar às galáxias observáveis mais distantes no início do universo. Ele terá como objetivo estudar exoplanetas — planetas que orbitam um sistema planetário diferente do nosso — e observar as primeiras galáxias e estrelas formadas no universo.
A previsão dos cientistas é que seja possível observações no telescópio James Web a partir de maio de 2022.
Sucessão de atrasos
O lançamento do telescópio espacial James Webb foi adiado na terça-feira (21), devido às condições climáticas. Esta foi a terceira vez que o lançamento foi adiado devido a problemas menores. A primeira foi por um incidente durante os preparativos do telescópio no fim de novembro e a segunda devido a um problema de comunicação com o sistema em solo.
Mas o histórico de atrasos do James Webb não começou aí. O projeto, que custou cerca de US$ 10 bilhões, levou 25 anos da concepção ao lançamento.
Idealizado na década de 1990, o telescópio foi inicialmente apresentado nos anos 2000. Inicialmente, a previsão de lançamento era 2007. Com o passar dos anos, porém, o projeto do telescópio foi se transformando e se tornando cada vez mais caro e mais complexo. Em 2018, havia expectativa de lançá-lo, mas foi adiado para 2019, posteriormente para 2020 e, finalmente, para 2021.
Como assistir
A cobertura do lançamento ao vivo em inglês começará às 6h na NASA TV, no aplicativo da NASA e no site da agência. O público também pode assistir ao vivo no Facebook, Twitter e YouTube da agência. A NASA também oferecerá uma transmissão de lançamento em espanhol a partir das 6h30min nas contas de mídia social em espanhol da agência.
O público ainda pode se inscrever para participar do lançamento online. O programa de convidado virtual da NASA para a missão inclui mudanças no cronograma de lançamento, informações sobre atividades de missão destacadas, acesso a recursos de missão com curadoria e um carimbo para o passaporte de convidado virtual da NASA após um lançamento bem-sucedido. Clique aqui para se inscrever.