O lançamento do telescópio espacial James Webb, o mais potente já projetado, voltou a ser adiado nesta terça-feira (21), desta vez devido às condições climáticas em Kourou, na Guiana Francesa, de onde deve decolar a bordo de um foguete Ariane 5.
O lançamento estava previsto para a sexta-feira (24), mas agora ocorrerá no sábado, 25 de dezembro, um verdadeiro presente de Natal para astrônomos de todo o mundo, que esperam pelo novo observatório há três décadas.
O lançamento "foi adiado" por causa "das más condições meteorológicas", confirmou a Nasa em um comunicado.
"Amanhã (quarta) à tarde será publicado um novo boletim do clima a fim de confirmar a data de 25 de dezembro", informou a agência espacial americana.
Esta é a terceira vez que o lançamento é adiado devido a problemas menores. A primeira foi por um incidente durante os preparativos do telescópio no fim de novembro e a segunda devido a um problema de comunicação com o sistema em solo.
Pouco antes do anúncio do adiamento, o diretor da Nasa, Bill Nelson, falou na última coletiva de imprensa antes do lançamento.
– É uma missão extraordinária. Um exemplo brilhante do que podemos alcançar quando sonhamos grande – expressou o cientista. – Webb vai transformar nossa visão do universo – acrescentou.
Joia da engenharia ultracomplexa e apresentada como o sucessor do Hubble, o telescópio foi construído nos Estados Unidos sob direção da Nasa e tem instrumentos das agências espaciais europeia e canadense.
Será posto na órbita do sol, a 1,5 milhão de quilômetros da Terra.