A Nasa anunciou nesta quarta-feira que o lançamento do telescópio espacial James Webb foi novamente adiado. Previsto para setembro, depois para 18 e 22 de dezembro, agora, a agência espacial norte-americana garante que o substituto do famoso Hubble não decolará antes da véspera de Natal. Uma nova data para o lançamento, que ocorrerá de Kourou, na Guiana Francesa, deve ser anunciada até esta sexta-feira (17).
De acordo com a Nasa, um problema de comunicação entre o observatório e o sistema do veículo de lançamento motivou o atraso.
Conforme o portal Spaceflight Now, após tentar conectar o telescópio com o seu lançador no fim de semana, foi detectada uma queda intermitente de dados associada a um equipamento de suporte terrestre. Thomas Zurbuchen, administrador-associado da diretoria de missão científica da Nasa, disse que os engenheiros encontraram um problema de interface em um sistema se comunica com o Webb enquanto ele está no topo do foguete de lançamento.
James Webb será o principal observatório de ciências espaciais do mundo, assim que for lançado. Ele será sucessor do telescópio Hubble, lançado em 1990, mas com capacidade superior.
De acordo com a agência espacial, Webb "resolverá mistérios no sistema solar, olhará além para mundos distantes ao redor de outras estrelas e investigará as misteriosas estruturas e origens de nosso universo".