As primeiras câmeras corporais que serão incorporadas aos uniformes de policiais militares de Porto Alegre já têm data para lançamento. Será em 30 de setembro, a partir das 17h, em um evento organizado pela corporação. A informação foi confirmada à reportagem de Zero Hora pelo subcomandante da Brigada Militar, coronel Douglas Soares.
Nesta primeira leva, serão 300 câmeras corporais destinadas a agentes da Brigada Militar em Porto Alegre. A previsão anterior da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) era de início da operação das câmeras corporais em agosto.
Os primeiros brigadianos que receberão os equipamentos integram o 9º Batalhão da Polícia Militar (BPM), que atua na região central da Capital, e o 19º BPM, que abrange a Zona Leste da cidade. Os profissionais estão em fase final de capacitação, que deve ser encerrada até o final deste mês.
A data de implementação, no entanto, ainda pode ser alterada em razão da agenda de autoridades, como o governador Eduardo Leite. No mesmo evento também será lançado o Centro Integrado de Operações Policiais (CIOP).
Após a primeira etapa de implementação, agentes do 20º batalhão, da zona norte de Porto Alegre, e do 1º BPM, da Zona Sul, receberão as câmeras corporais.
A expectativa é de que os seis batalhões da Brigada Militar na Capital recebam os equipamentos até o fim do ano, com o 21º BPM, do Extremo Sul, e o 11º, da Zona Norte, sendo os últimos da listagem.
Apesar de receberem os equipamentos, a fase de testes e adequação total aos protocolos se encerra somente no primeiro semestre de 2025. Isso ocorre porque parte da estrutura que auxilia nesse monitoramento vem de fora do país.
A licitação para aquisição dos equipamentos foi vencida pela empresa Advanta Sistemas de Telecomunicações e Serviços de Informática Ltda. A empresa fornecerá 1,1 mil unidades do equipamento Axon Body.
A licitação prevê mil câmeras direcionadas para a Brigada Militar e cem para a Polícia Civil.
Segundo o edital, posteriormente, se o governo do Estado desejar, pode solicitar a ampliação do número de equipamentos contratados, com a possibilidade de atingir o dobro.