Quatro pessoas foram mortas a tiros na madrugada de domingo (22) em uma residência do bairro Santa Bárbara, em Arroio dos Ratos, na Região Carbonífera. O crime é investigado como uma execução ligada a uma disputa por territórios por duas organizações criminosas.
As vítimas foram identificadas como José Antônio da Silva, 56 anos, Maicon Júnior de Oliveira, 30, Antônio Carlos Romeiro Lopes, 59, e Kauã Oliveira da Silva, 15.
Segundo a Polícia Civil, os quatro estavam na casa de uma das vítimas, localizada na Rua Otávio Barreto de Souza. Informações preliminares indicam que ao menos dois homens de colete cinza arrombaram a porta e se identificaram como policiais, solicitando que as vítimas se colocassem em posição de revista. Na sequência, teriam efetuado os disparos.
— Há indicativos de que aquela residência seria uma passagem para integrantes de uma facção com base no Vale do Sinos. É muito comum locais naquela região serem utilizados como refúgio para membros que estão sendo procurados — aponta o subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Douglas Soares da Rosa.
O oficial explica que a corporação intensificou ações de policiamento em Arroio dos Ratos e em Butiá, prevendo a possibilidade de tentativas de retaliação por parte de rivais.
— Vamos realizar operações de saturação para prender e identificar suspeitos que podem estar envolvidos nesta disputa territorial do tráfico e também para tirar armas e capital dos criminosos — pontuou.
De acordo com o subcomandante-geral, seis unidades do Batalhão de Choque da Brigada Militar foram destacados para atuação nas duas cidades.