Prevista para ser inaugurada em maio de 2023, a sede da 2ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), em Porto Alegre, vai ser entregue na primeira semana de agosto. A projeção foi feita pelo chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Fernando Sodré, à reportagem de Zero Hora na noite desta quarta-feira (17).
A sede da 2ª Deam ficará na Rua Tenente Ary Tarragô, 685, no bairro Jardim Itu, zona norte da Capital. O espaço era a antiga sede da Promotoria de Justiça do Alto Petrópolis. Nesta quarta, o Ministério Público (MP) entregou as chaves do prédio à Polícia Civil. O acordo entre os órgãos foi firmado há dois meses.
A partir de agora, segundo Sodré, serão feitas adequações para que a estrutura esteja apta a receber a equipe encarregada pela delegacia. No entanto, ainda não há definição de quem será a delegada ou delegado responsável pela unidade.
— Vamos avaliar quem ficará responsável pela delegacia. Provavelmente, teremos uma alteração na equipe da primeira especializada (Deam) — disse o chefe da Polícia Civil.
Recentemente, reportagem do Grupo de Investigação da RBS (GDI) mostrou problemas no atendimento da 1ª Deam, causados por insuficiência de efetivo. Vítimas de violência chegaram a desistir de fazer registro por causa da demora.
Questionado sobre esta situação, Sodré garantiu que a equipe foi ampliada, mas disse que parte dos problemas é antiga e que as soluções não dependem apenas do órgão.
— O problema estrutural do prédio é antigo e depende de obras que não passam apenas por nós. Estamos fazendo adequações possíveis e qualificamos a equipe do plantão — apontou o chefe da Polícia Civil gaúcha.