A Justiça marcou para 15 de agosto o júri de Douglas Henrique Silva dos Santos, 30 anos. Ele é acusado pelo assassinato de Idoberto Patrício da Rocha, 51, ocorrido em 12 de março de 2022, em Ivoti, no Vale do Sinos. A sessão ocorrerá a partir das 9h, no fórum da cidade, presidida pela juíza Caroline Zanotelli.
Segundo a denúncia do Ministério Público, que foi recebida pela Justiça em 28 de abril de 2022, o réu teria efetuado os disparos que tiraram a vida de Rocha e que feriram seu enteado, Zanetty André da Silva Nascimento, com 23 anos à época.
A denúncia aponta que Santos teria abordado as vítimas, que estavam na Praça Municipal Neldo Holler, no bairro Sete de Setembro, por volta de 1h da madrugada, em busca de drogas. O réu teria ficado insatisfeito quando as vítimas responderam que não tinham entorpecentes, voltou ao hotel em que estava hospedado e buscou uma arma, com a qual efetuou os disparos, segundo a polícia.
A investigação indica que Santos fugiu do local em um automóvel Virtus de cor cinza. Rocha recebeu atendimento médico, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Agravantes
A denúncia aponta que o crime foi praticado por motivo fútil, uma vez que o réu teria ficado irritado porque tentou comprar entorpecente da vítima e, "diante da negativa, muniu-se de arma de fogo e, voltando à praça, disparou contra a vítima".
O documento aponta também que "o homicídio foi praticado mediante recurso que impossibilitou a defesa da vítima, visto que a vítima estava sentada na praça, quando foi alvejada, pelo disparo de arma de fogo, sem qualquer chance de defesa ou fuga".
Por fim, a denúncia afirma que "o delito foi praticado por meio que resultou em perigo comum, tendo em vista que foram efetuados diversos disparos de arma de fogo em via praça pública, em horário que havia outros cidadãos pelas redondezas".
Santos foi preso duas semanas após o crime e segue detido na Penitenciária Estadual de Santa Maria. O sorteio dos jurados ocorre nesta quinta-feira (1º), às 13h.
O que diz a defesa
A Defensoria Pública do RS, que representa Douglas Henrique Silva dos Santos, informou que só se manifestará em plenário.