A concessionária RGE, responsável pelo serviço de distribuição de energia elétrica em vários municípios do Estado, emitiu um alerta aos seus clientes sobre golpes que vêm sendo aplicados com o nome da empresa. No comunicado, a RGE afirma ter tomado conhecimento de casos recentes de fraudes que estão sendo aplicadas através do ambiente digital.
Criminosos estariam oferecendo aos clientes da RGE a opção de parcelar seus débitos via Pix e disponibilizando na internet links maliciosos, que são sites falsos que simulam o site oficial da RGE para induzir os clientes ao erro, capturar informações do consumidor ou mesmo emitir faturas falsas .
A concessionária orienta que o consumidor vítima de terceiros faça o registro do boletim de ocorrência policial e reforça que fornece orientações de segurança sobre as contas de energia elétrica.
Canais
A via de acesso à conta digital, para clientes que recebem a conta de luz por e-mail, é o link encaminhado aos clientes pelo endereço contadigital@cpfl.com.br.
Eles devem solicitar a segunda via da conta exclusivamente pelo site www.rge-rs.com.br ou pelo aplicativo CPFL Energia, e pagar a fatura obtida com o código de barras ou código Pix. Deve-se ter atenção especial ao usar sites de busca, pois é nestes casos que os sites fraudulentos podem aparecer para o cliente. O link correto é https://www.rge-rs.com.br/descomplica-debitos-segunda-via.
Antes de confirmar o pagamento por boleto ou Pix, o cliente deve certificar-se de que o valor é o mesmo que aparece na conta e se o nome e CNPJ do favorecido são os da empresa de energia. No caso da RGE, o CNPJ é 02.016.440/0001-62. Em qualquer divergência ou suspeita sobre o favorecido, o cliente não deve efetuar o pagamento.
A RGE também possui uma área específica no site para orientações gerais de segurança para os clientes, disponível em https://www.rge-rs.com.br/fato-ou-fake.
Em caso de dúvidas, os clientes podem acessar os canais de atendimento da RGE, que incluem WhatsApp (51) 999550002, SMS 27350 e call center 0800 970 0900 (ligação gratuita).
Produção: Camila Mendes