O taxista Rafael Oliveira, popular por gravar vídeos de dentro do seu carro enquanto trabalha pelas ruas de São Paulo, capturou imagens de três assaltos em sequência na rua Frei Caneca, região central da capital paulista. Os flagrantes aconteceram no intervalo de uma hora na manhã de domingo (15), mas viralizaram somente nesta semana. O vídeo foi feito através de uma câmera de segurança acoplada ao veículo.
— Isso acontece todo dia em SP, já flagrei vários outros. Eu estava dentro do carro (no momento dos assaltos em sequência). A câmera só desliga quando eu saio do carro e tiro a chave do contato — explica Rafael a GZH.
De acordo com o registro do motorista, publicado no seu perfil do Instagram, ele estava parado dentro de seu automóvel, esperando um passageiro, na altura do número 1.000 da rua em questão.
O primeiro assalto gravado ocorreu por volta das 5h30min de domingo. Já o segundo foi às 6h21min, conforme registrado pelo taxista. Um minuto depois, às 6h22min, um novo assaltante surpreende pedestres, pratica o roubo e entra dentro de um veículo.
Em nota compartilhada à GZH, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP) informa que as imagens ainda estão sob análise das autoridades, mas não houve formalização de qualquer registro de ocorrência até o momento.
O comunicado completo da SSP
"As imagens estão em análise pelo 4º Distrito Policial (Consolação) para identificar os envolvidos no caso, no entanto, não houve a formalização do registro da ocorrência até o momento. A delegacia está à disposição das vítimas para realizar o registro. A Rua Frei Caneca é patrulhada pelas equipes do 7º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M), que conta com o reforço no efetivo por meio da Atividade Delegada e Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar (DEJEM). Além disso, foram entregues 88 novas motos para a Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam), do 2º Batalhão de Polícia de Choque (BPCH) no último dia 10. É fundamental que as vítimas façam o registro do boletim de ocorrência para que os fatos sejam investigados e os responsáveis presos, além de auxiliar na reorientação do policiamento nas ruas e desenvolvimento de estratégias de segurança.
O combate à criminalidade na região central através das forças de segurança é um dos compromissos prioritários da Secretaria da Segurança Pública. Como resultado, de janeiro até agosto de 2023, 4.467 infratores foram presos/apreendidos no centro – 33,5% a mais do que o mesmo período do ano anterior. Além disso, houve aumento de 52,5% nas apreensões de armas de fogo ilegais na região. Ainda, em agosto deste ano, em comparação ao mesmo mês de 2022, houve redução de 14,7% nos roubos na área."
*Produção: Nikolas Mondadori