A Polícia Civil prendeu, na manhã desta quarta-feira (19), um homem de 24 anos apontado como líder de uma quadrilha especializada no roubo de carros de luxo em Porto Alegre e cidades da Região Metropolitana. O suspeito foi detido em São José, cidade a cinco quilômetros de Florianópolis, capital de Santa Catarina. O nome dele não foi divulgado.
Conforme o delegado João Vitor Heredia, da Delegacia de Polícia de Repressão ao Roubo de Veículos (DRV), o suspeito, natural de Porto Alegre, chefiava a operação da quadrilha diretamente do Estado catarinense, onde residia com a família. Ele também era responsável por “encomendar o roubo dos veículos”, definindo o modelo, cor e ano.
— Ele recebia a demanda de algum carro para o qual era necessária alguma peça, então contratava o serviço, pagando um bom valor, para que o veículo fosse roubado aqui — explica.
Ainda de acordo com o Heredia, o suspeito fornecia “todos os meios” para a prática dos crimes. Após o roubo, ele recebia os veículos em Santa Catarina e encaminhava para desmanche ou clonava para revenda.
— Além de pagar pelo crime, ele fornecia armas e custeava estadias para que os carros fossem levados até ele. A primeira ocorrência dele foi aos 15 anos, estava na direção de um veículo roubado e com chassi raspado — conta.
Com antecedentes por associação criminosa, receptação de veículo, homicídio doloso, posse irregular de arma de fogo e cinco por roubo de veículo, o suspeito estava foragido desde o dia 7 deste mês, quando 14 pessoas foram presas na Operação Leão, que teve o grupo como foco.
— Geralmente eles atuam em trio ou quarteto. Eles param um veículo na frente do carro que querem roubar, impedindo a passagem, e descem armados para render as vítimas — relata o delegado.
*Produção: Lucas de Oliveira