Uma operação policial realizada nesta quinta-feira (27) resultou na prisão de cinco suspeitos investigados por furtar e roubar mais de 10 caminhões no Rio Grande do Sul. Os casos teriam ocorrido nos últimos meses em várias cidades, mas principalmente em Nova Santa Rita, na Região Metropolitana.
Foram cumpridos ainda oito mandados de busca nas duas cidades e em Porto Alegre. Cerca de 60 agentes participaram da ação. Os nomes dos investigados não foram divulgados. As prisões ocorreram em Glorinha, Santo Antônio da Patrulha e Porto Alegre.
A ação foi comandada pela titular da Delegacia de Roubo de Cargas do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), delegada Isadora Galian. Segundo ela, vários roubos e furtos são investigados, mas, por enquanto, pouco mais de 10 foram atribuídos a este grupo que também desmanchava os veículos.
— Dez casos são certos, mas há alguns outros que estamos verificando porque são atribuídos a um dos integrantes preso e a meta é saber se os outros investigados também estariam envolvidos. Mas apuramos que esta quadrilha agia em nível estadual — explica Isadora.
Sobre os furtos e roubos, eles ocorreram basicamente em Nova Santa Rita, mas há informações de outras cidades, como disse a delegada. Há registros atribuídos a um dos presos em Estrela, Lajeado, Camaquã, Gravataí, Porto Alegre, Bom Retiro do Sul e Minas do Leão. Depois disso, os veículos eram desmanchados e as peças enviadas para receptadores em todo o Estado.
A delegada destaca que a investigação continua para contabilizar o total de casos e prejuízos, bem como, para prender o suspeito foragido e identificar as pessoas que compravam as peças furtadas ou roubadas. Não foi estipulado um prazo para concluir o inquérito. Ela lembra ainda que um dos caminhões roubados e a estrutura metálica que carregava foram avaliados em R$ 600 mil. Todos os veículos foram recuperados.
Presos
Dos cinco criminosos presos, três são assaltantes, sendo que um deles tem passagem na polícia por mais de 10 roubos, a maioria de veículos, incluindo caminhões. Outro preso é um empresário de Santo Antônio da Patrulha envolvido com furtos, desmanche e receptação. O quarto detido era responsável por encomendar os caminhões.