A Polícia Civil prendeu, nesta terça-feira (28), nove suspeitos de integrar uma quadrilha de furto de cargas de grãos no Noroeste do RS. O grupo foi flagrado quando um caminhão carregado de arroz em Pelotas, no sul do RS, com destino ao Maranhão, foi desviado para Cruz Alta. A carga seria descarregada na cidade e vendida com notas frias.
O caminhão foi flagrando no pátio de uma empresa de guinchos da cidade. Segundo os policiais, as 39 toneladas de arroz seriam descarregadas no local ou a carreta seria desengatada do caminhão e acoplada a outro, com placas clonadas. A carga então seria encaminhada para um comprador da quadrilha. Um dos criminosos ainda é o responsável pela emissão de notas frias para as cargas, para mascarar a origem do produto desviado.
Além das prisões, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Cruz Alta e Ijuí. A polícia esteve em empresas e casas de suspeitos de integrarem a quadrilha.
Os nove presos foram autuados pelos crimes de furto qualificado mediante fraude e organização criminosa. A carga de 39 toneladas de arroz, avaliada em R$ 120 mil, foi devolvida para a empresa vítima do golpe.
As investigações apuraram que o grupo criminoso investia o dinheiro dos furtos na compra de veículos, caminhões e imóveis na região Noroeste. O grupo criminoso possui vários integrantes e vários caminhões registrados em nome de “laranjas”, havendo grande alternância de motoristas.
Segundo a Polícia Civil, a investigação deve ter outros desdobramentos para prender todos os integrantes da organização.