No domingo (18) pela manhã, sete homens armados invadiram uma unidade de empresa terceirizada que presta serviços à Oi no bairro Jardim Itú-Sabará, zona norte de Porto Alegre e roubaram três caminhões e um carro do local. Nesta segunda-feira (19), através do cercamento eletrônico, os veículos foram localizados em um sítio de Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo.
A fuga dos criminosos foi gravada por imagens de câmeras de segurança. A Polícia Civil foi acionada e as buscas aos ladrões continuam, mas o proprietário de uma propriedade rural foi preso em flagrante por receptação.
Por volta de 8h de domingo, dois homens a pé abriram o portão da empresa e invadiram o local, na Capital. Eles renderam dois funcionários e acionaram os demais comparsas, mais cinco ladrões que chegaram a pé. Todos estavam armados, usando toucas ninja e luvas cirúrgicas. O titular da Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio e Serviços Delegados (DRCP) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), delegado Luciano Peringer, diz que os investigados chegaram a pé para evitar que os veículos que os trouxeram fossem identificados por imagens.
Depois de entrar no local, a quadrilha amarrou as vítimas e as trancou em um banheiro. Os funcionários permaneceram pelo menos até 11h de domingo. Durante este tempo, os criminosos fugiram com três caminhões carregados com equipamentos de manutenção de rede e mais um carro. Os caminões são "munck", ou seja, portadores de equipamento de grande porte utilizado para operações como a descarga e o içamento de cargas além do transporte de cargas.
A reportagem entrou em contato com a Oi e aguarda retorno.
Investigação
Depois que os suspeitos fugiram, os funcionários conseguiram se desamarrar e acionaram a polícia. Ainda no domingo, a equipe de Peringer começou a apurar o caso. Além de obter imagens de câmeras de segurança, foi possível detectar que o GPS dos quatro veículos foi desabilitado. No entanto, foi possível verificar no cercamento eletrônico, que é o monitoramento das autoridades de segurança por imagens, a localização dos caminhões.
Segundo Peringer, eles estavam em uma área rural de Encruzilhada do Sul e, como já era noite, uma equipe foi ao local e ficou monitorando a propriedade. Na segunda-feira pela manhã, os policiais entraram no sítio e encontraram os três caminhões, um deles já estava sendo desmanchado. Nenhum suspeito estava no local, mas dois responsáveis pelo imóvel foram conduzidos à delegacia para depor.
As buscas continuaram em outras propriedades rurais e, em um sítio próximo, peças dos caminhões foram encontradas e o proprietário foi preso em flagrante por receptação. O carro não foi localizado.
Por meio de nota, a empresa Oi se pronunciou sobre o fato.
Leia a nota na íntegra:
"A Oi informa que tem enfrentado problemas relacionados à segurança pública de forma recorrente em algumas regiões em virtude das ações criminosas que, muitas vezes, impactam na manutenção e na disponibilidade dos serviços de telecomunicações, tão importantes para sociedade."