Seis pessoas que eram mantidas em uma comunidade terapêutica clandestina em Viamão, na Região Metropolitana, foram resgatadas em operação da 1ª Delegacia de Polícia da cidade na terça-feira (30). Três responsáveis pelo local foram presos por diversos crimes, entre eles cárcere privado.
Segundo a delegada Jeiselaure de Souza, o local foi descoberto durante uma outra investigação, da Delegacia de Homicídios, que buscava duas mulheres desaparecidas. Elas não estavam no local, mas as condições sanitárias chamaram a atenção dos agentes, que informaram à delegacia responsável pela área.
O local, uma espécie de sítio, fica na Vila Universal. A proposta da casa - ainda que clandestina - era abrigar e recuperar usuários de drogas. No entanto, idosos também eram recebidos neste local. Alguns estavam acamados e apresentavam doenças infecciosas não tratadas. Cartões bancários e documentos dos idosos também foram encontrados dentro da casa.
Há informação também de uma mulher que procurou tratamento nesta comunidade, mas acabou sendo mantida em cárcere privado também. Os agentes encontraram algumas geladeiras vazias e outras com alimentos impróprios para consumo. Também foi encontrado um "gato" na energia do local por funcionários da CEEE Equatorial.
Conforme a delegada, os resgatados foram encaminhados para acolhimento institucional na prefeitura de Viamão e as famílias estão sendo avisadas. A investigação vai apurar se os familiares tinham conhecimento das ilegalidades da comunidade e podem até ser responsabilizados caso isso se confirme.