A Polícia Civil paulista resgatou um jacaré que estava sendo mantido em cativeiro em um imóvel localizado em Moema, um bairro nobre na zona sul de São Paulo, neste sábado (13). As autoridades encontraram um total de 85 animais em dois imóveis na área. Além do jacaré, foram recuperadas 35 tartarugas e seis aranhas na Avenida Miruna, enquanto 42 tartarugas e duas cobras foram descobertas na Avenida Itacira.
Conforme o portal g1, todos os animais foram entregues ao Centro de Manejo de Animais Silvestres (Cemacas). Um homem que afirmou ser responsável pelos animais foi levado para a 2ª Delegacia do Meio Ambiente (DPMA) da cidade para registro do caso.
De acordo com o artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais, manter animais silvestres em cativeiro sem autorização pode resultar em uma pena de seis meses a um ano, além de multa.
A penalidade pode ser dobrada se o crime for cometido contra uma espécie em extinção, durante um período de proibição de caça, à noite, com abuso de licença, dentro de uma unidade de conservação, ou se for utilizado um método ou instrumento que possa causar destruição em massa.
Se o crime resultar de caça profissional, a pena pode ser triplicada.