Cerca de duas toneladas de fios de cobre foram recuperadas pela Polícia Civil durante operação, na noite desta quarta-feira (12), em um estabelecimento no bairro Anchieta, na zona norte de Porto Alegre. Duas pessoas foram presas.
Segundo o delegado Luís Firmino, da Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio e Serviços Delegados, do total da carga apreendida, 1,7 tonelada são de cabos elétricos que pertencem à companhia RGE. Apenas essa quantidade é avaliada em R$ 68 mil. Os outros 300 kg já estavam triturados e prontos para serem enviados como mercadoria. A suspeita é de que eles foram retirados de fios pertencentes a empresas de telefonia.
Um dos presos era segurança do local. Ainda conforme Firmino, quando os policiais chegaram, ele estava armado e foi detido por porte ilegal. Na sequência, um jovem de 18 anos se apresentou como responsável da empresa. Ele foi preso em flagrante por receptação qualificada.
— A empresa era uma atacadista de comércio de cobre. Eles compravam os fios de pequenos recicladores, extraíam o cobre e revendiam para o mercado formal — explica o delegado.
Durante a ação, foi apreendido também um caminhão que transportava cerca de 700 kg de fios elétricos. Ele estava estacionado em frente ao estabelecimento e seria descarregado. O motorista do veículo chegou a ser levado para a delegacia, mas foi liberado.