A prefeitura de Porto Alegre registrou, nas primeiras semanas deste ano, prejuízo de R$ 16 mil na sinalização viária devido a furtos de cabos de energia. Foram registradas 22 ocorrências, com furtos de mais de 2 mil metros de cabos de energia e outros itens dos semáforos. No mês de janeiro de 2022, foram levados 350 metros de cabos.
A empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vai começar a trabalhar com o apoio da Brigada Militar e da Guarda Municipal para reforçar ações de combate a furto de fios de cobre na Capital. Está sendo estabelecido um plano de ação que envolve reforço do patrulhamento, abordagens em pontos estratégicos e realização de operações em locais de receptação.
As vias que mais tiveram ocorrências foram a Avenida Goethe e as ruas 24 de Outubro, Mostardeiro, Marquês do Pombal e Sarmento Leite, situadas nos bairros Moinhos de Vento e Cidade Baixa.
O diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires, alerta que esses crimes trazem também risco à vida de pedestres e motoristas, além de prejuízo financeiro para os cofres públicos, pois podem acontecer acidentes, atropelamentos e choques elétricos.
— As nossas equipes de manutenção semafórica têm trabalhado intensamente para restabelecer a sinalização, mas temos que unir forças para combater estes crimes e evitar a perda de vidas — destaca Ramires.
A prefeitura realiza campanhas de conscientização para auxiliar na redução de crimes contra o patrimônio público e reforça o pedido para que a população informe as ocorrências pelos números 118 ou 156. A operação do Detetive Cidadão, disponível no aplicativo 156+POA, também pode auxiliar a combater este tipo de vandalismo.