Ação integrada na manhã desta segunda-feira (3) encontrou fios de energia furtados das sinaleiras de Porto Alegre em um ferro-velho. A operação foi finalizada por volta das 11h, com a interdição do local onde o material foi encontrado — o nome do estabelecimento não foi divulgado.
Segundo a Polícia Civil, estabelecimentos, principalmente na Rua Voluntários da Pátria, foram fiscalizados. Conforme apuração, foi realizado um "mapa de calor" dos pontos com a maior incidência deste tipo de crime para definir os locais que seriam verificados. A investigação apontou que os autores dos crimes normalmente são usuários de drogas, que vendem o cobre próximo ao local do furto.
O local interditado fica na Rua Garibaldi, quase na esquina com a Voluntários da Pátria, onde os agentes encontraram 3,5 quilos de fios levados da sinaleira. O cobre é vendido até por R$ 40 o quilo.
Desde o começo de 2023, foram mais de 9 mil metros de cabos furtados de semáforos, o que ultrapassa o volume de todo o ano passado. Nesta manhã, enquanto agentes realizavam abordagens, nove pontos estavam desligados por novas ocorrências de furtos.