Um jovem de 22 anos foi preso na noite desta segunda-feira (10), no bairro Rubem Berta, na zona norte de Porto Alegre, apontado pela polícia como responsável por um esquema de entrega de drogas para clientes de uma organização criminosa da região.
A partir de denúncias sobre a atuação do suspeito, uma equipe do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), coordenada pelo delegado Gabriel Borges, flagrou o jovem na saída do prédio onde armazenava as drogas. No carro dele, um Fiesta, foram encontrados 10 quilos de maconha, que seriam entregues em seguida.
Já no apartamento havia mais 30 quilos da erva, comprimidos de ecstasy, balanças, cadernos de anotação do tráfico e um celular. Todo o material foi apreendido, assim como o veículo. O prejuízo para o grupo criminoso foi estimado em mais de R$ 60 mil.
— A facção marcava em um local, como um posto de combustível ou o estacionamento de um shopping, e, semanalmente, ele recebida uma grande quantidade de drogas para entregar — explica o delegado.
As encomendas eram feitas para a facção, que demandava o suspeito. O jovem, que não tinha antecedentes criminais, disse aos policiais que aceitou trabalhar para o crime por questões financeiras. Ele estava na função havia pelo menos um mês.
Ele está preso no Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional (Nugesp), em Porto Alegre.