Dois homens foram presos nesta terça-feira (11) em uma ação da Guarda Municipal de Porto Alegre. Eles estavam furtando fios do ar-condicionado de um estabelecimento comercial na Rua Gaspar Martins, bairro Floresta, Zona Norte.
Um dos presos tem 22 anos e o outro, 47. Os nomes deles não foram divulgados. A dupla foi encaminhada para a Polícia Civil. Um inquérito foi instaurado e ambos vão responder por furto qualificado. A pena prevista para estes casos, se houver condenação, é de dois a oito anos de prisão.
A Guarda Municipal informa que a ofensiva visa coibir furtos de fios de telefonia e de energia elétrica que têm causado problemas na Capital, principalmente em semáforos. Somente nas duas primeiras semanas de março, por exemplo, 54 sinaleiras ficaram fora de operação devido aos furtos de fios.
O secretário adjunto da Secretaria Municipal de Segurança, Luís Zottis, diz que está sendo colocada em prática a chamada "Operação Sinal Vermelho".
— Estamos trabalhando diuturnamente, em pontos específicos da Capital, para combater com cada vez mais intensidade o crime de furto de fios e cabos. A ofensiva também contribui para uma maior sensação de segurança nas ruas, já que os agentes circulam de maneira mais ostensiva — diz Zottis.
A ação, que conta ainda com a parceria de outras autoridades na área de segurança, também tem como objetivo combater a receptação destes materiais. Denúncias sobre furtos e locais de armazenamento irregular de fios podem ser feitas pelo número 153 ou pelo aplicativo 156+POA, na opção Segurança.