A creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, onde ocorreu o ataque que deixou quatro crianças mortas em 5 de abril, retomou as aulas nesta segunda-feira (17). Desde quarta-feira (12), quando completou uma semana do atentado, pais e professores estavam trabalhando para revitalizar o local.
Os muros da instituição foram aumentados, e uma boa parte do espaço da unidade de ensino já está com uma nova pintura. Os trabalhos vão prosseguir, mesmo nesta segunda-feira, com o retorno das aulas.
Conforme a assessora jurídica da instituição, Patrícia Kasburg, muitas pessoas estão ajudando voluntariamente nas reformas, inclusive pais de crianças que perderam a vida no ataque.
— Nós fizemos um clamor à comunidade para nos ajudar, e nossos primeiros apoiadores, os primeiros ajudantes, foram os próprios pais das crianças que estão aqui. Inclusive pais das famílias enlutadas abriram seus corações e vieram nos ajudar, fomentar ainda mais o apoio da comunidade — afirmou.
Muitas doações também foram realizadas por empresas e pela comunidade em geral de Blumenau. O parquinho, onde o crime aconteceu, já foi desmontado, e nos próximos dias começará a ser revitalizado com a ajuda de uma empresa que ofereceu uma estrutura nova.
— Desde o primeiro dia que falamos da reforma do Cantinho, já recebemos materiais de construção, materiais elétricos, pintura, e a própria mão de obra que foi disponibilizada por uma empresa e por profissionais voluntários. Já estamos em contato com uma empresa que nos procurou para revitalizar o parque por completo, então tudo isso é pra realmente mudar a cara da escola, para que as crianças que voltarem aqui não tenham aquela imagem do momento — explica Fábio Rocha, pai de uma aluna de seis anos que estuda na creche e um dos coordenadores das obras.
Pais não pretendem tirar os filhos da escola
Conforme a diretora da escola infantil, a decisão de retomar as aulas foi tomada porque muitos pais não querem tirar os filhos da creche, e não têm onde deixá-los nesse período.
Durante os trabalhos do mutirão, muitas crianças estão indo para a escola no intuito de ajudar a reconstruir o espaço. Camila Pereira, mãe de uma aluna de quatro anos, conta que a filha vai empolgada para a creche.
— Para estudar estamos vendo que ela está muito nervosa em ficar sem a gente. Mas ela pediu para vir ajudar a pintar, empolgada para reconstruir, pintar um lugar que ela vai sempre lembrar que ela quem fez aquela parte. Então é isso que ela está feliz, está ajudando a reconstruir a escola, fazer uma nova história — relatou a mãe.
Enquanto coordena as obras da escola, Fábio também pensa no espaço que a filha de seis anos encontra a partir desta segunda.
— Nada melhor do que a minha filha voltar com aquela vontade de estar aqui mesmo, com aquele brilho nos olhos de vir, correr, abraçar as professoras. De na hora de eu vir buscar, ela falar "Papai, mas você já veio me buscar? Eu queria ficar mais um pouco". E é isso que a gente gosta daqui: é uma família mesmo — reforça.
Creche pede por ajuda para finalizar os trabalhos
Embora muitas pessoas já estejam ajudando a escola, a instituição ainda precisa de mais apoio para finalizar os trabalhos enquanto as crianças retornam às aulas.
— Desde apoio financeiro para fazermos todas as mudanças, até o apoio da comunidade e de empresários, que possam nos fornecer alguns materiais que ainda faltam. Precisamos urgente de um portão, de um contrapiso, que estamos buscando conseguir — destaca Patrícia Kasburg.
As doações podem ser feitas diretamente na creche, ou pelo Pix feito exclusivamente para essas reformas, apoiocantinho@gmail.com. O contato para mais informações pode ser feito com Patrícia Kasburg, pelo (47) 99183-2491.
— Os pais estão aqui com a mão na massa. Mesmo tendo de trabalhar durante a semana, eles estão aqui dando apoio. E é isso que motiva mais ainda a fazer a diferença. É uma corrente do bem — enfatiza Patrícia.
A creche tem 14 anos de atividades e está com cerca de 220 crianças matriculadas, que têm direito a cinco refeições por dia dentro da escola e participam de diversas atividades em período integral.