Um homem, ainda não identificado, foi baleado na madrugada desta sexta-feira (16) durante troca de tiros em Santo Antônio da Patrulha, no Litoral Norte. Segundo ocorrência registrada pela Brigada Militar (BM), ele usava roupa e colete balístico iguais aos da Polícia Civil e invadiu o pátio de uma residência.
O criminoso, acompanhado de comparsas, teria chegado ao local gritando: "Polícia!" . Segundo informação preliminar, eles pretendiam executar rivais e, para tentar facilitar o acesso aos alvos, se fizeram passar por agentes cumprindo ordens judiciais. Eles dispararam armas de fogo diversas vezes em direção à casa. Houve revide de pessoas que estavam no imóvel e troca de tiros.
Um dos disparos acertou a cabeça de um dos invasores. Depois disso, os comparsas dele entraram em um veículo Fiat Uno e fugiram do local. A BM foi acionada rapidamente. Enquanto um grupo de policiais fez buscas aos atiradores, outro cercou a residência.
O homem baleado foi encaminhado, em estado grave, para um hospital em Porto Alegre. Dentro da casa, havia três pessoas — dois homens, com vários antecedentes criminais, e uma mulher. Nenhuma destas pessoas foi ferida no tiroteio e todas foram presas. Foram apreendidas no local três armas e porções de drogas, mas chamou a atenção dos policiais o fato de que havia, também na residência, roupas e coletes balísticos com identificação da Polícia Civil, como os usados pelos invasores.
O carro usado pelos atiradores foi localizado abandonado em uma via pública e encaminhado para perícia. De acordo com o comando da BM na região, os presos e o homem baleado são suspeitos de integrar duas facções rivais que disputam territórios para venda de drogas. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.