Um homem apontado como líder de uma facção criminosa que tem base no Vale do Sinos foi condenado a 50 anos de prisão nessa segunda-feira (12). A sentença é dos juízes Nildo Inácio e Eduardo de Azevedo Larangeira, da 2ª Vara Estadual de Processo e Julgamento dos Crimes de Organização Criminosa e Lavagem de Dinheiro. Jair de Oliveira, o Jair Cabeludo, está preso preventivamente desde 2020 por suspeita de participação em uma série de crimes.
A ação judicial é resultante da Operação Água, desencadeada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco – Núcleo Lavagem de Dinheiro), do Ministério Público do Rio Grande do Sul.
Na decisão dessa segunda, foram condenadas outras seis pessoas pelos crimes de associação para o tráfico, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Estes outros condenados, também integrantes da mesma organização criminosa de Jair Cabeludo, receberam penas que variam de 4 anos e 6 meses a 23 anos e 8 meses de prisão.
A investigação desarticulou esquema de distribuição de drogas, desdobrando-se em outras duas operações. Conforme o Ministério Público, Jair Cabeludo comandava um esquema milionário de lavagem de dinheiro. Há outros processos criminais em andamento.
GZH tenta contato com a defesa de Jair Cabeludo.