A Polícia Civil apreendeu nesta terça-feira (27) quatro adolescentes envolvidos na morte de Leonardo da Silva Pereira Almeida, 22 anos. O jovem foi morto a tiros e com golpes de facão durante um assalto na área central de Santa Maria, na madrugada de 15 de setembro. Outros dois suspeitos do crime, de 20 e 22 anos, foram presos na segunda (26).
Os mandados foram cumpridos na manhã desta terça-feira por agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), responsável pela investigação do latrocínio. São três adolescentes de 14, 15 e 17 anos e uma adolescente de 14 anos. Três apreensões ocorreram no bairro Noal e uma no bairro Urlândia. Um quinto adolescente, apontado como o autor dos disparos que mataram a vítima, não foi encontrado.
Os adolescentes foram encaminhados ao Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Santa Maria e a adolescente, para o instituto em Porto Alegre.
Almeida foi ferido com dois tiros e golpes de facão na Rua Coronel Niederauer, em frente ao Corpo de Bombeiros. Conforme a Brigada Militar, o crime aconteceu por volta das 2h30min. Almeida e o irmão de 18 anos caminhavam pela rua quando foram abordados por um grupo de sete pessoas. Um homem desse grupo anunciou o assalto e pediu que os irmãos entregassem os pertences.
Os dois entregaram os celulares, mas, mesmo assim, Almeida foi atingido por um golpe de facão na nuca e dois tiros, um nas costas e outro em uma das mãos. Em seguida, mesmo com o jovem caído no chão, outro criminoso deu mais dois golpes no pescoço dele.
O irmão de Almeida conseguiu fugir. Leonardo chegou a ser socorrido pelos bombeiros e encaminhado ao Pronto Atendimento do bairro Patronato, mas chegou ao local já sem vida.