A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) cumpriu mandados de prisão preventiva de dois suspeitos de participação no latrocínio contra Leonardo da Silva Pereira Almeida, 22 anos. O jovem foi morto a tiros e com golpes de facão durante um assalto na área central de Santa Maria, na madrugada do dia 15 de setembro.
Conforme o delegado André Diefenbach, titular da Draco e responsável pela investigação, um dos suspeitos tem 20 anos e foi preso na Vila Lídia, no bairro Noal, região centro-oeste de Santa Maria. Este seria o proprietário da arma usada no crime. O outro, suspeito de ter desferido os golpes de facão contra a vítima, tem 22 anos e foi capturado na Vila Brenner, no bairro Divina Providência, zona norte da cidade.
— Nós temos um conteúdo probatório robusto contra esses dois indivíduos, tanto que eles tiveram as prisões preventivas decretadas. Um deles (de 20 anos), além de estar junto no momento do crime, forneceu a arma para que o atirador atirasse na vítima. O segundo indivíduo que está preso (o de 22 anos) tinha um facão, e desferiu vários golpes na vítima quando ele estava caído no chão. Além deles, há a participação de outros que ainda está em apuração, que a gente pretende esclarecer em momento oportuno — afirma o delegado.
Os dois serão encaminhados à Penitenciária Estadual de Santa Maria. Os nomes deles não foram divulgados.
Relembre o caso
Almeida foi ferido com dois tiros e golpes de facão na Rua Coronel Niederauer, em frente ao Corpo de Bombeiros, na área central de Santa Maria.
Conforme a Brigada Militar, o crime aconteceu por volta das 2h30min. Leonardo e o irmão, de 18 anos, caminhavam pela rua quando foram abordados por um grupo de sete pessoas. Um integrante desse grupo teria anunciado o assalto e pedido os pertences dos irmãos. Os dois teriam entregue os celulares, mas, mesmo assim, Almeida foi atingido por um golpe de facão na nuca e dois tiros, um nas costas e outro em uma das mãos. Em seguida, mesmo com o jovem caído no chão, outro criminoso deu mais três golpes de facão no pescoço dele.
O irmão mais novo conseguiu fugir. Leonardo chegou a ser socorrido pelos bombeiros e encaminhado ao Pronto Atendimento do bairro Patronato, mas chegou ao local já sem vida.