Imagens de câmeras de videomonitoramento, entregues à polícia, registraram a ação dos criminosos que mataram Leonardo da Silva Pereira Almeida, 22 anos, no centro de Santa Maria, na madrugada desta quinta-feira (15). O jovem foi atingido por quatro golpes de facão e dois tiros.
No vídeo, é possível ver que Leonardo caminha pela rua e é cercado por vários homens (assista acima). Eles parecem discutir. Em seguida, um dos criminosos corre na direção da vítima com um facão na mão e desfere um golpe na cabeça do rapaz, que está de costas. Leonardo ainda se afasta e tenta reagir, mas é baleado por outro homem.
Ele seguiu de pé e se projetou em direção ao atirador, mas acabou caindo, no meio da rua. Mais um tiro foi disparado contra ele neste momento. Em seguida, o agressor com o facão retornou e, mesmo com a vítima já caída, aplicou mais três golpes, que teriam atingido o pescoço de Leonardo. Ele chegou a ser socorrido e levado a uma unidade de pronto atendimento, mas não resistiu.
O jovem estava acompanhado do irmão mais novo, de 18 anos, que conseguiu fugir. Ele deve depor e, assim como as imagens das câmeras, auxiliar a Polícia Civil na identificação dos autores do crime.
O caso é investigado pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) como latrocínio, porque os celulares de Leonardo e do irmão foram roubados. O titular da Draco, delegado André Diefenbach, pede que pessoas que tenham informações que possam ajudar a elucidar o caso procurem a polícia. A delegacia dispõe de um contato via WhatsApp: 55 8425-6082.
O corpo de Leonardo da Silva Pereira Almeida está sendo velado na tarde desta quinta-feira, na Funerária Angelus. O sepultamento está previsto para as 18h, no Cemitério Ecumênico de Santa Maria.