Uma simulação de um assalto dentro de uma sala de aula do Centro Universitário Cesuca, em Cachoeirinha, na Região Metropolitana, gerou confusão e assustou alunos nesta segunda-feira (8). Conforme os estudantes que não participavam da atividade, nenhum comunicado foi feito sobre a realização do exercício.
O simulado foi realizado por um professor da turma de direito penal da universidade. De acordo com relatos de estudantes do curso de Odontologia, que estavam em uma sala próxima de onde ocorria a atividade, a confusão teve início quando foram ouvidos gritos e batidas de portas e mesas.
A estudante do primeiro ano de Odontologia Sabrina Zimmer estava com os colegas quando começaram os gritos e barulhos vindos da sala da frente.
— Todo mundo ficou com muito medo. A professora disse para que todo mundo deitasse no chão. Como os barulhos continuavam, fizemos uma barricada com cadeiras e corremos para o fundo da sala. Teve uma colega que estava tendo uma crise de pânico e tentamos acalmá-la — relatou a aluna.
Nesta segunda-feira ocorria o primeiro dia de aula do segundo semestre. Com medo, os alunos da turma de Odontologia e de outras salas próximas acionaram os familiares, que chamaram a Brigada Militar (BM).
De acordo com o 26º Batalhão da BM (26º BPM), que atende o município de Cachoeirinha, três viaturas foram despachadas para atender os chamados. Ao chegarem no local, os policiais constaram o que tinha ocorrido e liberaram os alunos que estavam escondidos na sala.
— Quando chegamos à universidade, constatamos que se tratava de uma simulação realizada por um professor. Nem a Brigada Militar nem a reitoria sabiam que iria acontecer. Nós conversamos com o reitor, que lamentou o ocorrido, mas afirmou que foi um caso isolado — afirmou o comandante do 26º BPM, tenente-coronel Rafael de Oliveira.
GZH procurou o Centro Universitário Cesuca, que afirmou, por meio de nota, que ocorreu uma simulação em sala de aula, na qual o som assustou alguns estudantes dentro da instituição, causando um mal-entendido. Além disso, a instituição ressalta que comunicou imediatamente a comunidade acadêmica envolvida, esclarecendo o fato e lamentando o episódio.
Confira na íntegra a nota do Centro Universitário Cesuca:
“O Centro Universitário Cesuca esclarece que nesta manhã (08), ocorreu uma simulação em sala de aula, na qual o som assustou alguns estudantes dentro da instituição, causando um mal-entendido. Visando tranquilizar os alunos e solucionar o quanto antes o ocorrido, a instituição comunicou imediatamente a comunidade acadêmica envolvida, esclarecendo o fato e lamentando o episódio. Internamente, medidas já foram tomadas para acolher os alunos e garantir que a situação não se repita.”