O Conselho Municipal de Saúde (CMS) enviou, através de um ofício, um pedido por mais segurança nas dependências do prédio onde fica instalada a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em Caxias do Sul. Segundo o presidente do CMS, Alexandre Silva, a solicitação foi motivada após uma mulher, usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) ter sido assaltada por um homem, o qual portava uma faca, no interior do prédio.
Silva comenta que a mulher, por medo, acabou não registrando um boletim de ocorrência formal na Polícia Civil, entretanto, teria entrado em contato com o CMS para relatar o fato, que teria ocorrido no dia 13 de julho. Além deste caso, na sexta-feira (5), um homem foi preso pela Guarda Municipal após ser flagrado furtando torneiras de um banheiro do local.
— O pedido é para que quem trabalha no local tenha mais segurança e, principalmente, o usuário. São vários relatos de pequenos furtos, inclusive de objetos da SMS, como notebooks — afirma o presidente.
Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) destaca que “dispõe de câmeras em diversas dependências do prédio, que oferta serviços variados e, por isso, tem alta circulação de pessoas”. A pasta também garante que são realizadas rondas pela Guarda Municipal.
Ainda na nota, em relação ao caso mencionado pelo Conselho, a SMS informa não haver registro na ouvidoria da SMS e que, tampouco, a pasta teve conhecimento de registro de ocorrência. “Incidentes precisam ser informados oficialmente, para que possam ser tomadas medidas”, finaliza.