Com o objetivo de testar o planejamento de resposta das forças de segurança, a Brigada Militar (BM) realiza na noite desta segunda-feira (8) uma simulação de ataque a banco em Passo Fundo. De forma simultânea, uma empresa de transportes, localizada em outro ponto da cidade, também será "atacada" na ação.
Os locais escolhidos para servir de alvos no treinamento são a agência do Banco do Brasil, na Avenida Brasil, no centro da cidade do norte do RS, e a sede da empresa de transportes Prosegur, que fica no bairro Santa Marta. As ações também envolverão a BR-285, no entroncamento com a RS-384, o Parque da Efrica (no km 286 da BR-285) e os quartéis do 3º Regimento de Polícia Montada (3º RPMon) e 3º Batalhão de Polícia de Choque (3º BPChoque).
A simulação está prevista para começar às 21h30min e seguir até as 23h30min. Serão utilizadas munições de festim e rojões para simular explosões. Todos os participantes que irão encenar a ação, mesmo no papel de assaltantes, são operadores das forças de segurança.
Haverá ainda um exercício com o uso de material explosivo controlado para simular uma verdadeira barreira em frente ao 3º RPMon e ao 3º BPChoque, com o objetivo de impedir a saída dos policiais militares do interior das unidades, que estarão se dirigindo para o combate aos responsáveis pelo assalto simulado.
Conforme o Comando-Geral da Brigada Militar, as atividades fazem parte de um teste do planejamento de pronta resposta elaborado para enfrentamento a eventuais situações desse tipo, denominado Plano de Defesa da Cidade (PDC).
— Esses simulados permitem que possamos mostrar a força que temos. Não tem como fazer uma operação de resposta exitosa sem realizar um devido treinamento — afirmou o comandante-geral da BM, coronel Claudio dos Santos Feoli.
A simulação coloca em prática o plano tático de reação a ataques semelhantes aos registrados em Criciúma (SC), em novembro de 2020, e Guarapuava (PR), em abril deste ano. Treinamentos semelhantes já foram realizados em Caxias do Sul, Campestre da Serra, Novo Hamburgo, Santo Ângelo e Santana do Livramento. A próxima cidade a receber um simulado será Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo.
Além da BM, a atividade contará com apoio da Polícia Rodoviária Federal e auxílio do Corpo de Bombeiros Militar.