A Polícia Civil investiga se o ataque que deixou um motorista de aplicativo baleado na noite de domingo (7) foi resultado de uma tentativa de roubo ou de homicídio em Novo Hamburgo. Na ação, o condutor Enedir Wüst, 48 anos, foi atingido com um disparo na cabeça enquanto dirigia o veículo no bairro Jardim Mauá. O homem passou por cirurgia e segue internado em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), nesta segunda-feira (8), em quadro grave, mas estável. A investigação é feita pela 3ª Delegacia de Polícia do município do Vale do Sinos.
O ataque teria sido realizado por três homens, que trafegavam em um Ka verde, ano 2010, com vidros escuros. Até o momento, eles não foram identificados. O trio tentou abordar a vítima, que dirigia um Onix branco, mas Wüst não parou o carro, segundo informações iniciais. Ele acabou batendo o veículo que dirigia no muro de uma casa. Depois, os criminosos fugiram sem levar nada. O ataque aconteceu na Rua São Jerônimo.
De acordo com o delegado Alexandre Ferreira Quintão, a polícia investiga o que motivou o ataque — nada foi levado durante a ação — e também busca entender qual a dinâmica do crime.
Nesta segunda, os policiais ouvem possíveis testemunhas e buscam imagens de câmeras de segurança que tenham flagrado o crime. Ao menos um familiar do motorista e um motociclista, que passou pelo local instantes após a ação, foram ouvidos.
— Em princípio, eles teriam emparelhado o carro com o veículo da vítima e dispararam. O motorista teria batido contra o muro depois de ser atingido. Os criminosos ainda tentaram abrir a porta do carro da vítima, após a colisão, mas não conseguiram e fugiram.
Wüst não transportava passageiros no momento do crime. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado ao Hospital Municipal de Novo Hamburgo, em estado grave.
A Brigada Militar (BM) fez buscas na região na noite de domingo, mas os autores do ataque não foram localizados.
A Polícia Civil pede que pessoas que tenham informações sobre o caso entrem em contato com as equipes pelo WhatsApp (51) 98474-0672. As denúncias são feitas sob sigilo.
Vítima passou por cirurgia
De acordo com a Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), que gerencia o Hospital Municipal, onde Wüst está internado, a vítima "passou por cirurgia para retirada do projétil, sem intercorrências durante o procedimento".
"O estado de saúde é estável, dentro do quadro crítico do paciente que permanece internado no Hospital Municipal de Novo Hamburgo", informou a unidade nesta segunda-feira (8).
Nas redes sociais, familiares de Wüst pedem corrente de orações para que ele se recupere do ataque. O homem seria natural de Rolante e formado em Administração. Wüst atuava como motorista de aplicativo há poucos meses, após ter deixado o trabalho anterior e até encontrar um novo emprego.