Cinco pessoas morreram e cinco ficaram feridas em três ocorrências policiais registradas entre a noite de quarta (20) e a madrugada desta quinta-feira (21) na zona norte de Porto Alegre. Os crimes ocorreram nos bairros Morro Santana e Parque Santa Fé.
A primeira ocorrência foi por volta das 20h30min, quando uma mulher de 29 anos foi morta com disparo de arma de fogo no cruzamento da Avenida Mãe Apolinária Matias Batista com a Rua Altamira. A vítima foi atingida na cabeça e morreu durante atendimento médico.
Conforme o relato de testemunhas, dois homens chegaram ao local em um carro, chamaram a mulher pelo nome e pediram que ela entregasse o aparelho celular. Após questionarem sobre a senha do dispositivo, efetuaram o disparo e fugiram.
Segundo a Brigada Militar, familiares da vítima relataram aos agentes que ela mantinha um relacionamento com um apenado de 34 anos, que atende pela alcunha de "Sapo" e que tem envolvimento com uma facção que atua na Vila Bom Jesus. Ela não teve o nome divulgado.
O segundo caso foi uma tentativa de roubo na Rua Carmense, no Parque Santa Fé. Conforme a polícia, um homem chegava em casa, de carro, quando foi abordado por dois criminosos. O motorista, de 27 anos, portava uma arma e reagiu ao assalto.
Na troca de tiros, o motorista foi ferido no quadril. Um dos assaltantes, de 20 anos, foi atingido na perna esquerda e no abdômen. Os dois foram encaminhados para atendimento pelo Samu. Não há informações sobre o estado de saúde de ambos.
O segundo criminoso conseguiu fugir. Segundo a BM, a dupla de assaltantes estava em um veículo que havia sido roubado na semana passada no bairro Rubem Berta.
Confronto deixa quatro mortos
Já na madrugada desta quinta-feira, por volta da 1h30min, um confronto entre policiais e criminosos deixou quatro mortos na Zona Norte. Três pessoas ficaram feridas na ocorrência.
O caso aconteceu na Avenida Mãe Apolinária Matias Batista, mesma via onde, cinco horas antes, houve o assassinato da mulher de 29 anos. Conforme a Polícia Civil, contudo, não há relação entre os dois casos.
De acordo com a BM, uma viatura da corporação seguia um veículo roubado desde a rótula entre a Rua Silvestre Félix Rodrigues e a Avenida Dante Angelo Pilla, no bairro Costa e Silva. A perseguição terminou quando o carro dos criminosos estragou e teve início a troca de tiros.
Quatro homens morreram e três ficaram feridos — sendo um deles um policial. Todos foram encaminhados para atendimento, e não há informação sobre o estado de saúde.