A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu em Torres, no Litoral Norte, um homem suspeito de conquistar mulheres para obter vantagens financeiras. Laudelino Luiz Prauso, 61 anos, tinha mandado de prisão expedido pela 2ª Vara de Execuções Criminais de Porto Alegre. Ele foi detido na última quarta-feira (6), durante uma abordagem de rotina a um ônibus, na BR-101. Segundo a PRF, ele estava em um coletivo que vinha de Foz do Iguaçu e seguia para Porto Alegre.
De acordo com a PRF, o homem, que é de Santa Catarina, estava foragido após rompimento de tornozeleira eletrônica em novembro de 2020. Ainda conforme a PRF, ele usaria nome falso e se apresentaria como profissional de várias áreas, entre elas, médico. Há registro de ocorrências de estelionato e outros crimes que teriam sido praticados por ele desde 1999 no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. No Estado, há registros de furto, estelionato e falsidade ideológica.
Segundo a PRF, após ganhar a confiança das vítimas e receber quantias, o homem desapareceria. Durante a abordagem que terminou na sua prisão, Prauso estava vestido de branco, com avental e portava uma maleta com utensílios médicos.
Em 2013, ele foi preso em São José dos Pinhais, no Paraná. Na oportunidade, ele estaria se passando por fiscal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Uma das vítimas paranaenses afirmou ter perdido R$ 10 mil. Em 2019, ele voltou a ser preso, em Blumenau, Santa Catarina. Há registro de uma vítima que garante ter sido surrupiada em R$ 6,5 mil.
GZH tenta falar com a defesa de Laudelino Luiz Prauso.