A Polícia Civil apreendeu 161 quilos de maconha durante operação com a Brigada Militar na manhã desta segunda-feira (11). A droga, distribuída em 198 tijolos, estava em um depósito no bairro Lomba do Pinheiro, na zona leste da Capital. A quantidade apreendida foi avaliada em R$ 250 mil. Também foi recolhido um revólver no mesmo local. Ninguém foi preso.
A ação foi coordenada pelo Departamento Estadual de Investigações ao Narcotráfico (Denarc). Segundo o delegado Alencar Carraro, a suspeita é de que o depósito pertença a uma das facções envolvidas na série de ataques que deixou ao menos 24 mortos em apenas um mês em Porto Alegre. O setor de inteligência mapeou a presença de supostos membros dos grupos criminosos nessa região.
O foco desta operação, segundo ele, é combater a prática do tráfico de drogas por parte dos grupos responsáveis pelo aumento da violência na Capital.
— Certamente essa droga seria vendida para adquirir armas, que seriam utilizadas para outros desses ataques. Buscamos dessa forma reprimir a atuação desses criminosos que, ao que tudo indica, estão envolvidos nessa onda de ataques.
Os pacotes, conforme os policiais, estavam prontos para serem distribuídos aos pontos de venda. Agora, o objetivo é confirmar se os responsáveis pela comercialização fazem parte das facções investigadas e se há outros locais que servem para armazenar drogas.
Outras operações como essas estão sendo deflagradas pelas forças de segurança do Rio Grande do Sul para frear os atentados das últimas semanas na zona sul de Porto Alegre. Também nesta segunda-feira uma operação no entorno da Vila Cruzeiro e Bairro Vila Nova teve como alvo 12 suspeitos de participarem dos crimes. Pelo menos oito já foram presos.