A Brigada Militar (BM) lança nesta quarta-feira (13), no interior do município de Estrela, no Vale do Taquari, a chamada patrulha rural. Os objetivos básicos são combater os furtos e roubos de gado, bem como mapear a área rural da região.
Como boa parte da comunidade é de descendência germânica e o grupo pode atender a população em vários tipos de ocorrências, os PMs que integram este policiamento especial foram escolhidos porque falam alemão. O lançamento será na localidade da Delfina.
De acordo com o comando da corporação no Vale do Taquari, serão três brigadianos que atuarão exclusivamente nesta patrulha. Eles terão uma viatura exclusiva para percorrer as residências dos moradores de Estrela. Em princípio, o delito mais visado para ser combatido é o abigeato.
A equipe destinada para esta ação está sendo treinada para atender demandas da comunidade durante visitas frequentes que irão ocorrer. Uma das medidas é que cada morador visitado — a partir de sexta-feira (15) — receba um número de identificação da casa, para que seja contabilizado e mapeado conforme o local, mas também de acordo com o tipo de crime do qual possa ter sido vítima na região. A ideia é que, por meio de georreferenciamento, todas as propriedades rurais sejam cadastradas em um software da BM, o que deve agilizar o atendimento a futuras ocorrências.
O projeto é pioneiro na região do Vale do Taquari. Se os resultados forem satisfatórios, a iniciativa deve ser estendida para outras localidades. A coordenadora da Patrulha Rural de Estrela é a capitã Carmine Brescovitt e o comandante da equipe é o 2º sargento Valdir Schwarz.