A Polícia Civil realiza uma operação contra uma quadrilha suspeita de furtar 198 bovinos. São nove mandados de buscas cumpridos na manhã dessa quinta-feira (7) em três cidades: Bom Jesus, Caxias do Sul e São Francisco de Paula. Cinco homens foram presos preventivamente e um sexto foi detido em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.
As buscas também apreenderam aproximadamente 72 bovinos de origem irregular, os quais a investigação ainda tentará descobrir os donos. A operação foi batizada de Grande Família em referência a como os criminosos se chamavam.
A investigação foi coordenada pela Delegacia de Bom Jesus, que identificou esse grupo suspeito de furtar sete rebanhos. A maioria dos crimes de abigeato ocorreu entre 30 de janeiro e 23 de março deste ano, em propriedades de Bom Jesus, São Francisco de Paula e São José dos Ausentes.
Segundo o delegado Ancelmo Camargo, titular em Bom Jesus, este grupo era investigado há quatro meses. A investigação identificou cinco suspeitos, os quais foram presos preventivamente durante a operação. Outro homem foi preso em flagrante com uma espingarda calibre .12 e um revólver .38. Todos eles, segundo a Polícia Civil, possuem histórico por crimes de abigeato.
— São pessoas acostumados com a lida de gado e que reiteram nesta prática criminosa. A maioria dos crimes era de madrugada. Eles utilizavam caminhões e outros veículos como batedores. Antes de levar os animais, eles faziam declarações falsas em documentos públicos para dar aparência lícita a este transporte — aponta o delegado Camargo, que admite que o número de envolvidos no grupo criminoso é maior e, por isso, as investigações prosseguirão.
Além dessa sequência de cinco crimes em dois meses, a investigação também atribui a este grupo criminoso furtos ocorridos no ano passado, no dia 27 de abril, em Jaquirana, e no dia 28 de outubro, em Bom Jesus. Ao longo das diligências, os policiais já haviam recuperado 64 animais.
A operação Grande Família conta com 30 policiais civis dos Campos de Cima da Serra e mais outros 15 de São Marcos, Caxias do Sul e São Francisco de Paula. As buscas são feitas em propriedades rurais, residências e um estabelecimento comercial.
De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos com mandado de prisão preventiva expedida e cumprida durante a operação são:
:: Homem de 46 anos, conhecido como Gordo. Ele é natural de São Francisco de Paula, mas morador do bairro Santa Fé, em Caxias do Sul. Possui antecedentes por abigeato, roubo de veículo, receptação, estelionato e porte ilegal de arma.
:: Homem de 30 anos. Natural de Bom Jesus/RS e residente no bairro Petrópolis, em Caxias do Sul. Possui indiciamento por receptação de bovino furtado (abigeato).
:: Homem de 45 anos, natural de Bom Jesus e morador da Vila Pinto. Possui antecedentes por estelionato, ameaça e roubo.
:: Homem de 72 anos. Natural de Bom Jesus e morador na localidade de Casa Branca, no interior do município. Possui antecedentes por crimes contra a flora.
: Homem de 60 anos. Natural de São Francisco de Paula, mas mora no bairro Petrópolis, em Caxias do Sul. Não possuía antecedentes.
À tarde, a Polícia Civil divulgou imagens de um caminhão boiadeiro amarelo que era utilizado pela quadrilha nos abigeatos. O veículo foi filmado próximo a diversos locais de crime. Os investigadores ainda procuram por este boiadeiro.