Com os recentes episódios de furto de cabos de energia, como os casos nos parques da Redenção e Marinha do Brasil, a Polícia Civil deflagrou, nesta quarta-feira (13), uma ação de fiscalização em quatro estabelecimentos dos bairros Mário Quintana e Rubem Berta, na zona norte de Porto Alegre. A atividade integra a Operação Metal, que visa combater a receptação de fios, cabos de cobre e baterias estacionárias, utilizados sobretudo por empresas de telefonia.
Os policiais e técnicos de uma empresa concessionária de serviço público participaram da ação. Não foi constatada nenhuma irregularidade nos estabelecimentos comerciais vistoriados. Os proprietários elogiaram a fiscalização por combater o comércio ilegal de baterias e metais, o que gera uma concorrência desleal.
O delegado Luciano Dias Peringer ressalta que a polícia intensificará o combate aos receptadores desses materiais furtados, visto que acarretam “imenso prejuízo” às empresas vítimas, bem como para toda a sociedade que fica desamparada de serviços.