Uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu US$ 80 mil escondidos dentro de um coração de pelúcia na noite de quarta-feira (23), em Santana do Livramento. O brinquedo era levado por um motorista em um Fiat Argo, que trafegava na BR-158. Aos agentes, o suspeito disse ter feito o câmbio sem comprovação legal.
O homem, de 50 anos, viajava com a esposa e com o filho. Conforme o inspetor Cristiano Vasconcellos da Silva, Chefe da Delegacia da PRF em Santana do Livramento, o homem realizou o câmbio sem nota fiscal no Uruguai:
— Ele viajou com real, fez um câmbio ilegal, voltou com dólar e não declarou — explica.
Na abordagem, o motorista assumiu a propriedade do dinheiro, mas não soube comprovar a origem legal.
Conforme a polícia, o câmbio é permitido em valores abaixo de 10 mil dólares. Quando o câmbio ultrapassa esse valor, deve ser declarado.
O homem foi preso em flagrante, pagou fiança e vai responder ao processo em liberdade.
Contrabando
Na madrugada desta quinta-feira (24), outras três pessoas foram presas após uma apreensão de uma carga de bebidas transportadas sem nota fiscal também na BR-158, em Rosário do Sul. Conforme as informações da PRF, uma pessoa estava em uma carreta e duas em um carro. A carga apreendida foi de aproximadamente R$ 200 mil em bebidas, principalmente cerveja. As três pessoas foram presas em flagrante, pagaram fiança e também foram libertadas.