O cenário do entorno da rodoviária de Porto Alegre sofreu mudança visual neste fim de semana. Destruída após o incêndio de 2021, a antiga sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP), na Rua Voluntários da Pátria, praticamente deixou de existir na manhã deste domingo (6).
A construção do prédio foi concluída em 1972. Serviu de sede para a Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA) e, em 1998, foi adquirida pelo Estado. A SSP, até então abrigada em um prédio na Rua Sete de Setembro, instalou-se ali em julho de 2002. Ao longo dos 19 anos, diversos órgãos da Segurança Pública atuaram no local. O Comando de Policiamento da Capital, o Instituto-Geral de Perícias, o Departamento de Trânsito (Detran-RS) e, mais recentemente, o Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI).
O edifício foi parcialmente destruído no dia 14 de julho de 2021 após incêndio que começou no período da noite. Dois bombeiros morreram enquanto trabalhavam para controlar as chamas. Nenhum dos trabalhadores do local ficou ferido.
Neste domingo (6), os nove andares do que restou da construção foram abaixo em sete segundos. Considerada um sucesso, a implosão do que outrora fora um prédio histórico não destruiu completamente a estrutura: uma única parede segue intacta no meio dos entulhos.
Cerca de 20 mil toneladas de escombros devem ser retiradas nos próximos 30 dias, e, até o fim de março, o destino do terreno também vai ser definido.