A Polícia Civil instaurou um inquérito contra a namorada do cirurgião plástico Klaus Brodbeck, preso preventivamente nesta sexta-feira (16) em Gramado, suspeito de abusar sexualmente de pelo menos 95 mulheres em uma clínica no bairro Três Figueiras, em Porto Alegre.
Brodbeck está preso em uma cela na Delegacia de Polícia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Porto Alegre. Ele aguarda uma vaga no sistema prisional.
A namorada, com 25 anos, se relaciona com o médico desde os 18, e já foi ouvida pela polícia. Ela responderá criminalmente por coação no curso de processo, calúnia e difamação, além de outros crimes que ainda estão sendo investigados, depois de publicar uma série de vídeos em uma rede social, nos quais ofende algumas das vítimas e promete vingança contra as mulheres que procurarem a polícia.
Segundo a delegada Jeiselaure Rocha de Souza, os vídeos foram gravados na casa do cirurgião plástico. O pedido de prisão preventiva do suspeito levou em conta o número expressivo de mulheres que estão entrando em contato para denunciar e também é uma forma de assegurar às vítimas que a polícia não tolerará coações.
— Depois da publicação dos vídeos, algumas mulheres que iriam depor nos ligaram para desmarcar, por medo de represálias. Pedimos que as vítimas continuem denunciando e confiem em nós, porque estamos fazendo um trabalho de escuta de mulheres que, depois de muitos anos sofrendo esse tipo de violência, encontraram sua voz e contaram o que aconteceu — destaca a delegada.
Os relatos que têm chegado à Polícia Civil são de casos desde antes dos anos 2000 – alguns já prescritos – e têm muitas semelhanças entre si, segundo a delegada. As acusações envolvem desde assédio e importunação sexual até estupro de vulnerável. As tentativas de aproximação começariam ao marcar consultas para avaliação e incluíam, por exemplo, propostas de aumentar procedimentos em troca de favores sexuais. Outras vítimas relatam acordarem das cirurgias sentindo desconfortos, o que poderia configurar violência sexual em sua forma mais grave.
— Uma vítima foi encaminhada para exame, que deu positivo para abuso sexual. Havia a presença de sêmen, que foi coletado e agora será feita a busca da identificação do autor. Mas não descartamos que outras pessoas estejam envolvidas nos crimes — alerta a delegada Jeiselaure.
Além de mulheres gaúchas, há denunciantes de outros estados brasileiros, como Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina. Com mais de 90 mil seguidores no Instagram, o cirurgião plástico exibe fotos ao lado de influenciadoras, que seriam suas clientes. Em paralelo, a Polícia Civil também investiga acusações de erro médico.
O que diz a defesa
O advogado Gustavo Nagelstein divulgou carta aberta na tarde desta sexta-feira, antes da prisão do médico, em que afirma que “Dr. Klaus Brodbeck vem se apresentando em tempo, contribuindo com todos os atos possíveis de modo a facilitar o esclarecimento das investigações em andamento”. A nota diz ainda que “Dr. Klaus Brodbeck, se declara inocente de todas as acusações. E vem de todas as formas contribuindo incansavelmente com toda a investigação para, por fim reerguer a sua integridade profissional”.
Como fazer denúncias
A Delegacia de Polícia Especializada no Atendimento à Mulher de Porto Alegre pode ser contatada pelos telefones (51) 98402-2495/98682-9585 ou pelo WhatsApp da Polícia Civil: (51) 98444-0606.